O Processo de Negociação Herança sem Conflito

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

O PROCESSO HERANÇA SEM CONFLITO

 

José Carlos Martins F. de Mello
Consultor em Negociação


O que é

Herança sem Conflito é um processo de negociação cooperativo criado especialmente para levar as famílias a construir sucessões familiares justas, que atendem a todos com dignidade e que mantenha ou mesmo aumente a união da família.
Esse resultado é alcançado utilizando técnicas consagradas para solução de problemas complexos (Processo Metaplan) e os conceitos da Negociação com Base em Princípios desenvolvidos no PoN – Program on Negotiation da Universidade de Harvard (EUA).
Em resumo: é um processo para construir Sucessão Familiar com base em soluções colaborativas por meio de técnicas consagradas de negociação e moderação, evitando conflitos que podem desestruturar toda a unidade familiar.

Clique aqui e saiba mais: [O QUE É SUCESSÃO FAMILIAR]

Resultados do processo

• Sucessão Familiar com justiça, harmonia e com segurança jurídica
• Preservação ou mesmo incremento da unidade familiarHeranca sem Conflito CONSULTE
• Sucessão com base em consensos construídos com consultoria de negociadores profissionais
• Processo muito mais rápido comparado com disputas judiciais (com custo muito menor)

Equipe Herança sem Conflito

A Equipe Herança sem Conflito (Equipe HSC) é composta por negociadores profissionais da Valor Agregado Consultores  e por advogados de escritórios consagrados.
Alternativamente é possível a contratação de advogado único de escolha da família desde que aprovado pela Valor Agregado Consultores Associados.

O Processo: por que negociar?

Muitos pensam que negociar é fácil. E, em muitos casos, é fácil mesmo. Você já deve ter negociado a venda de automóveis ou comprado algum imóvel e essas negociações são fáceis e rápidas. Para vender você pede um valor mais alto que o desejado, resiste às contrapropostas do comprador, cede um pouco e fecha o acordo. Para comprar, é só inverter o processo. Essas são negociações fáceis e normalmente demandam pouco tempo e esforço. São negociações onde o número de variáveis é baixo e onde o envolvimento emocional é pouco importante.

Mas, e quando a negociação é mais complexa como a venda de uma empresa, a negociação de um acordo entre patrões e empregados ou a divisão de bens entre muitos herdeiros? Essas são negociações com muitas variáveis, que demandam tempo e ainda podem ter sua complexidade aumentada por atitudes emocionais por parte de cada um dos participantes do processo. Essas negociações não devem ser conduzidas por amadores!

Você sabe negociar?

As pessoas pensam que negociam bem porque sabem como agir em negociações com poucas variáveis, com poucos participantes e onde problemas emocionais raramente interferem. São as negociações simples, do dia a dia.
Não é o caso de negociações complexas que envolvem muitas variáveis e muitos participantes. É aí que os problemas se iniciam porque as táticas e estratégias que funcionam muito bem em negociações simples não dão resultado em negociações complexas! Simplesmente não funcionam!
Daí a necessidade de uma equipe profissional para conduzir a família dentro do processo de Sucessão Familiar que é uma negociação de alta complexidade.

A negociação e a Sucessão Familiar

Negociações que envolvem Sucessão Familiar podem se tornar negociações muito complexas e com forte apelo emocional. Todos conhecem casos de unidades familiares destruídas por conflitos iniciados logo após a morte do patriarca. Famílias muito unidas entram em conflito para dividir bens e a solução judicial pode levar muitos anos, custando muito caro. 

Clique aqui e saiba mais: 8 ERROS DA SUCESSÃO FAMILIAR

É possível evitar conflitos?

Negociações complexas exigem modelos de negociação diferentes e existem técnicas muito eficientes. A mais conhecida foi desenvolvida na Escola de Direito da Universidade de Harvard (EUA): é a Negociação com Base em Princípios que é utilizada para solucionar problemas (conflitos) complexos desde brigas de família e batalhas em sala de reuniões, até greves e guerras civis. Herança sem Conflito utiliza a Negociação com Base em Princípios para construir um acordo amigável com segurança jurídica preservando a unidade familiar.

Clique aqui e saiba mais: CONFLITO ABILIO x CASINO

 • Negociação

• Vendas Consultivas

• Compras

• Negociação para Líderes

• Herança sem Conflito

• Sucessão Familiar

• Finanças Pessoais

• Gerência de Carreira

• Gestão de Conflitos

• Desenv. de Equipes

• Coaching

• Liderança

© 2016 - VALOR AGREGADO CONSULTORIA - [31] 98504-1024